Qual é a importância do planejamento?

Qual é a importância do planejamento?

Em algum momento da sua vida, você provavelmente já pensou ou só ouviu falar sobre organização. Seja para sua casa ou para sua rotina profissional, organização pode ser uma grande ajuda para melhorar ambientes e até mesmo sua produtividade. Mas você já pensou em ‘planejamento’? Sendo sua  resposta positiva ou negativa, nós vamos explicar aqui como um bom planejamento pode melhorar sua qualidade de vida ou o dia a dia de sua empresa – ou quem sabe os dois?

Planejamento x organização

Planejamento e organização são palavras com significados similares, a princípio. Um precisa do outro para sobreviver. Organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos. Já planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo.

Para planejar seus próximos passos, é bom – até necessário, que você tenha seus pensamentos, ações e seu ambiente organizados.

 

A importância do planejamento

Só com um planejamento é possível determinar seus objetivos e/ou desejos. Todos aqueles planos de ano novo ficam possíveis quando há um plano por trás para alcançá-los. Viajar no final do ano? Comprar um carro? Sim, você pode conseguir tudo o que deseja desde de que se organize para isso. Agora, você tem seu objetivo muito claro em sua mente e consegue enxergar o caminho para chegar até lá.

Se ainda parece muito difícil encontrar seus próximos passos, existem técnicas pensadas exatamente em auxiliar pessoas nessa área.

 

Como planejar

Meta SMART

Você já ouviu falar de SMART? Esta ferramenta vai te ajudar a coordenar as etapas que você precisa cumprir para atingir um determinado objetivo.

Além de ser uma palavra da língua inglesa que significa inteligente/esperto, o SMART é um acrônimo que reúne cada etapa até o alcance dos objetivos:

  • S (Specific): Em português, pode ser traduzido para “específico”. Este é o objetivo que você deseja atingir;
  • M (Mensurable): Em português, “mensurável”. Esta etapa diz respeito aos indicadores que podem ser medidos ao longo do processo: tempo, custo, peso, distância, entre outros;
  • A (Achievable): Em português, significa “alcançável”. A sua meta é alcançável? Você tem condições de alcançá-la? Nesta fase, o objetivo é avaliar essas questões e rever suas metas antes de prosseguir;
  • R (Relevant): Em português, relevante. Este é o momento em que você deve questionar se sua meta está dentro da sua realidade e qual a relevância desse objetivo para sua vida.
  • T (Time): Em português, “tempo”. Esta etapa consiste em estabelecer dia, mês e ano para o alcance de sua meta, ou seja, determinar um prazo. Colocar prazos é uma excelente forma de evitar a procrastinação.

SWOT

Também recomendamos a ferramenta de análise SWOT, que também é chamada de matriz FOFA em português. Ela é indicada para planejamento estratégico em empresas, mas também pode ser aplicada na sua vida pessoal. A sigla é formada pelas palavras: Forças (Strengths), Oportunidades (Opportunities), Fraquezas (Weakness) e Ameaças (Threats).

Esta análise permite que você tenha o panorama completo da sua empresa ou vida pessoal. Conhecer bem o seu cenário atual possibilita que você planeje seus próximos passos, antecipando possíveis acontecimentos e indicando alternativas.

E aí, se interessou? Planejar pode ser uma tarefa pesada, mas que vai valer a pena. Para te ajudar a dar um pontapé inicial, preparamos um planner com questões feitas para que você consiga visualizar o seu amanhã.

 

Gostou desse artigo? VEJA TAMBÉM:

5 Dicas para Superar a Preguiça

Como Identificar e Superar Adversidades


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.