Profissões do futuro

Profissões do futuro

Assim como nós, as profissões vão se adequando à realidade em que a sociedade vive. A cada ano, novas vão sendo criadas, e algumas vão sendo deixadas de lado até que desaparecem. Lembra do datilógrafo? Com a proliferação dos computadores, esta profissão deixou de existir. E o mundo digital, inclusive, permanece influenciando o mercado de trabalho.

LEIA MAIS
Como ter mais sucesso na sua carreira
Coach de Carreira, você sabe o que é Coach de Carreira?

Conheça as profissões em alta para 2019 e 2020, ou seja, aquelas que contam com grande demanda no mercado de trabalho e se alinham às principais tendências do momento:

 

1. Analista de mídias digitais: 

Apesar de ser uma profissão nova no mercado, o Analista de Mídias Sociais – ou Social Media – vem ganhando cada vez mais espaço nas agências digitais. Responsável por cuidar das redes sociais de seus clientes, esse profissional desempenha um papel fundamental na construção da imagem online da marca.

2. Gestor de talentos: 

Gestão de Talentos é um conjunto complexo de processos integrados que fornecem um benefício “óbvio” e fundamental para qualquer organização: o desenvolvimento das potencialidades de seus colaboradores.

 

3. Desenvolvedor mobile: 

O(a) Desenvolvedor(a) Mobile é responsável  pelo desenvolvimento de softwares e recursos para dispositivos móveis. Assim, ele englobam desde sistemas extranet, intranet até aplicativos, de acordo com as necessidades da empresa ou cliente para quem ele(a) trabalha. Certamente será uma profissão em demanda no futuro.

4. Designer de games: 

O profissional da área de Design de Games projeta e desenvolve jogos eletrônicos. Portanto, ele participa de todos os processos que envolvem a criação de games, desde a definição das regras do jogo até os testes finais, passando pela criação e animação dos personagens, definição do roteiro e a animação das telas.

5. Coach esportivo: 

Similar a um personal training, o coach esportivo tem como objetivo melhorar o desempenho de seus clientes, através de métodos “emprestados” do coaching. O treinador esportivo se limita ao incentivo de seus atletas, usando seu conhecimento empírico acumulado ao longo de sua vivência no mundo esportivo. Já o coach profissional usa uma metodologia e uma série de técnicas desenvolvidas ao longo de anos de estudos científicos na área.

6. Engenheiro de Dados: 

Engenheiros de dados são membros vitais de qualquer equipe corporativa de análise de dados. Eles são responsáveis ​​por encontrar tendências nos conjuntos de dados e desenvolver algoritmos para ajudar a tornar os dados brutos informações úteis para a empresa. Além disso, desenvolvem, constroem, testam e mantêm arquiteturas, tais como bancos de dados e sistemas de processamento de dados em grande escala.

7. Business Partner: 

O Business Partner é um consultor interno de Recursos Humanos. Este profissional deve compreender profundamente tanto os processos de gestão de pessoas, mas também como os de cunho empresarial, ou seja, tudo aquilo que envolve todas as operações da empresa. Deste modo, o BP atua como um conselheiro dos altos gestores, oferecendo-lhes dados, informações e relatórios, que lhes permitam tomar as melhores decisões.

8. Engenheiro ambiental: 

Além de zelar pela conservação do meio ambiente, o engenheiro ambiental preocupa-se com a promoção e proteção da saúde humana. Além disso, é responsável por projetar sistemas de obtenção, tratamento e distribuição de água. Também é responsável pelo controle da poluição do ar e do solo, pelo sistema de tratamento de esgoto ou descarte de resíduos.

9. Analista de investimentos: 

O analista é o profissional que fornece suporte ao investidor. Auxilia na tomada de decisão e depois sugere mudanças de rota, de papel e produtos, quando julgar necessário. A partir da análise das condições da economia, do horizonte para o setor e dos números divulgados nos balanços das empresas, os analistas fazem projeções do preço-justo de um papel. Comparando-o com a cotação atual, produzem recomendações de compra, venda ou manutenção.

10. Coach de aposentadoria:

O Coaching com foco voltado para aposentados utiliza ferramentas capazes de descobrir talentos e vocações nunca antes percebidos. Deste modo, o profissional traz não só qualidade de vida, mas também novas diretrizes. É como se o coachee – pessoa que participa das sessões de Coaching – tivesse a chance de ter duas vidas. A primeira onde foi subordinado aos padrões impostos; e a segunda, onde dita suas próprias regras e faz o que efetivamente lhe dá prazer. Com o aumento da expectativa de vida da população, esta será uma profissão em alta demanda.

Aqui na Abracoaching, nós oferecemos cursos que vão te ajudar a dar o pontapé inicial na sua carreira de coach. Se você se interessa em um rumo diferente profissionalmente, não deixe de conferir nossas Formações em Coaching!


Comments

  1. Muito bom o artigo falando sobre as profissões atuais que estão em alta como profissões do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.