Poderosa ferramenta do Coaching: Roda da vida

Poderosa ferramenta do Coaching: Roda da vida

Você em algum momento da vida já deve ter sentido que estava perdido ou que tinha que ter alguma mudança, é nisso que a roda da vida vai te ajudar.

A roda da vida é uma ferramenta usada por coaches e que geralmente é o seu ponto de partida. Ela consistem em um gráfico redondo é dividido em 12 áreas:

  • saúde e disposição;
  • recursos financeiros e bens materiais;
  • desenvolvimento intelectual e criatividade;
  • relacionamento amoroso;
  • espiritualidade; etc.

Assim você faz uma autoavaliação sobre cada área, dando uma nota de 0 a 10 sobre quão realizado você se sente em cada uma.

Muitas vezes algumas áreas da nossa roda da vida não estão sendo desenvolvidas, isso acontece porquê focamos muito em uma coisa e esquecemos outra, um bom exemplo é focar de mais no trabalho e esquecer o lazer.

Assim você e o Coach vão ter uma ideia clara de como está a sua vida em diferentes aspectos, segundo a sua autoavaliação. Por último, você deverá eleger uma área principal, que pode ser chamada de “alavanca”. Essa área que, quando trabalhada, vai ter o seu nível de satisfação aumentado, e consequentemente trazer melhorias para as demais.

Essa é uma ferramenta que pode ser útil em todos nichos do coaching. Ela é ótima para elaborar um plano de ação e alcançar a meta desejada. Dessa forma, nos ajuda a não foca em apenas um único conjunto de atividades, se esquecendo de outros, que são igualmente importantes para nós. Assim, também transforma a nossa insatisfação, traduzida na Roda da Vida pela parte não preenchida da fatia correspondente a cada área, em motivação para mudar!

Um exemplo de como a roda da vida pode ser usada em outros nichos do coaching, é a “Roda De Negócios” que basicamente é a roda da vida só que você lista na roda os pontos fortes do seu negócio e percebe através da sua autoavaliação o quanto cada um desses pontos está sendo desenvolvido.

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.