O Poder do Autoconhecimento

O Poder do Autoconhecimento

O autoconhecimento é fundamental. E não só porque você simplesmente precisa saber quem é neste mundo. Você precisa saber quem é para construir seu caminho e alcançar seus sonhos. E isso não se faz se olhando no espelho ou tirando uma máscara que talvez esteja usando.

Para obter resultados e encontrar autoconhecimento, existe uma série de fatores que precisam estar presentes. Mas alcançar o autoconhecimento não significa ser outra pessoa, pois nenhuma transformação pessoal exige que você mude a sua essência. Se autoconhecer é muito mais compreender a sua essência e se orientar através dela para alcançar suas metas – sem deixar de ser a pessoa boa que você é.

O Autoconhecimento é importante para saber como você funciona melhor. Pois quando nascemos, somos pessoas vazias, mas prontas para absorver tudo o que há no mundo. Assim como computadores, você deve saber quais tipos de programas rodam na sua cabeça e como você se comporta com eles.

Alguns perfis de personalidade e comportamento que você deve conhecer

Você é ousado? Está sempre disposto a entrar em conflito com outras pessoas e não tem medo de falar não? Você age antes de pensar? Está sempre agitado fazendo alguma coisa?

Estas questões representam tipos de pessoas com qualidades dominantes e que estão sempre executando algum trabalho. Existe também um outro perfil, onde as pessoas são mais simpáticas, mais alegres, mais otimistas e positivas, que gostam de conhecer novas pessoas e que se relacionam com outras mais facilmente. Esse é o perfil de pessoas mais influentes.

Cada perfil também apresenta seus defeitos. Os mais dominantes podem parecer rude e impulsivo. Assim como uma pessoa influenciadora pode ser mais desorganizada, exagerada ou pegar intimidade rapidamente com pessoas… até demais.

Existem também os mais amáveis, os mais tímidos. Geralmente estão mais preocupados em harmonizar o ambiente em que estão inseridos, enquanto buscam estabilizar a rotina tornando tudo mais organizável. O lema deles é: “Em time que está ganhando não se mexe.”

Em contrapartida, eles podem parecer mais lentos e não demonstrar suas prioridades, entrando em conflito na hora de tomar decisões. E também existe pessoas que buscam estabilidade, pois são perfeccionistas e mais metódicas. Gostam sempre de estudar para estar corretos, enquanto buscam ser precisos e detalhistas. Possuem uma postura mais imparcial, sem muito uso de interações sociais. Gostam que as coisas sejam feitas de maneira correta dentro de uma planejamento minucioso. Em compensação, possuem dificuldade em aceitar um plano B, e trabalhar com novas alternativas.

Por que o Autoconhecimento é importante?

O autoconhecimento funciona como uma ferramenta de monitoramento interior que impacta todas as áreas da sua vida. A partir do conhecimento dos próprios pensamentos, identificamos aquilo que nos faz falta e do que precisamos abrir mão. Reconhecemos nossas crenças, aquilo que nos limita e identificamos as oportunidades que surgem na nossa frente.

O autoconhecimento nos faz tirar proveito máximo de nossos talentos e nos faz aprender a compensar as lacunas, minimizando aquilo que pode nos atrapalhar.

Precisamos ser pessoas mais perceptivas, abertas a grandes possibilidades e mais firmes para superar os desafios que a vida nos coloca. Todo dia precisamos nos conhecer um pouco mais, pois todo dia nos tornamos algo novo.

Exerça controle sobre a sua personalidade. Senão, sua personalidade é que estará no controle.

 

 


Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.