O que é DISC?

Você conhece o DISC? Esta é uma ferramenta que avalia o comportamento de um indivíduo a fim de identificar seus perfis dominantes de acordo com seu ambiente. Ela pode ajudar você a acomodar seus funcionários ou clientes de forma que eles possam ser as melhores versões de si mesmos profissionalmente. A eficiência da ferramenta DISC é tão reconhecida mundialmente, que muitas empresas aplicam questionários com candidatos a vagas e funcionários.

O DISC pode ser um grande auxílio para melhorar o dia-a-dia de sua empresa. Neste artigo, vamos explicar ele funciona.

Como surgiu?

DISC é um método de avaliação criado a partir de estudos do Dr. William Moulton Marston, um psicólogo americano que buscava entender como as pessoas são influenciadas de acordo o ambiente em que se encontram, constatando assim seus perfis dominantes.

Em seu livro As Emoções das Pessoas Normais, publicado em 1928, Marston elaborou os conceitos que servem como base para a metodologia. Foi a partir daí que o pesquisador Walter Vernon Clarke criou uma ferramenta de avaliação para o DISC, que hoje é aplicada em vários países.

O que significa?

DISC é uma sigla formada por quatro palavras em inglês que representam quatro perfis dominantes distintos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Todos nós possuímos essas quatro características inerentes, com um perfil em predominância, que auxilia na construção da individualidade e singularidade de cada um. Todos eles têm pontos altos e baixos:

  • Dominância: Estes indivíduos possuem maior facilidade em lidar com situações desafiadoras. Suas características predominantes são: determinação, exigência, domínio sobre uma situação e ousadia.

Pessoas com “alto D” possuem foco em tarefas e resultados com consciência em seus prazos; costumam ser impacientes, diretos, fortes e energéticos. Podem ser predispostos a causar problemas.

  • Influência: São pessoas mais emocionais e que facilmente influenciam outras pessoas. Suas características predominantes são: entusiasmo, persuasão, boa comunicação e otimismo.

Pessoas com “alto I” são animadas, espontâneos, estilosos e calorosos. Porém, se distraem com facilidade, e podem ser exagerados.

  • Estabilidade: Estes gostam de rotinas e padrões. Suas características predominantes são: paciência, tranquilidade, confiabilidade, lealdade, persistência, gentileza e previsibilidade.

Pessoas com “alto S” fazem de seu espaço de trabalho aconchegante, são pacientes, tolerantes, orientados e prestativos. No entanto, são reservados quanto a suas opiniões, falam pouco e podem ser tímidos.

  • Conformidade: Estas pessoas possuem uma gostam de regras e processos. Suas características predominantes são: senso analítico e lógico, disciplina, cautela, perfeccionismo e precisão.

Pessoas com “alto C” também são focados em tarefas e processos, ordenados e meticulosos. Possuem uma área de trabalho limpa e organizada, e têm consciência de seus prazos. Porém, querem sempre estar certos e são difíceis de serem “lidos”.

 

LEIA MAIS

Qual é a importância do planejamento?

Como fazer da sua Meta uma Missão

Como funciona?

Os perfis dominantes são descobertos através de um questionário. Neste processo, é importante saber que não existe um padrão de comportamento melhor que outro. Porém, um determinado comportamento pode ser favorável ou desfavorável de acordo com as necessidades do ambiente.

Com os perfis de seus funcionários em mãos, é possível determinar em quais funções e ambientes eles poderão ser melhor aproveitados profissionalmente. Mas lembre-se: o DISC não é uma ferramenta para medir a capacitação, a inteligência ou a experiência das pessoas.

Acha que o método DISC é interessante para você e sua empresa?

Aqui na ABRACOACHING, oferecemos a formação em Analista DISC. Você vai adquirir um conhecimento teórico e prático para a aplicação da técnica tanto em outras pessoas como também em si mesmo. Em 2 dias de imersão em nossa sede, você conhecerá seu perfil, e descobrirá seus pontos fracos e fortes e como usá-los no alcance de seus objetivos e metas, também ajudando mais ainda a seus clientes e funcionários.

Clicando no botão abaixo, nossa equipe entra em contato com você!

 

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.