Como explicar o que é Coaching?

Em um mercado cada vez mais competitivo, como explicar de maneira simples e clara para as pessoas o que é Coaching?

Muitas vezes os próprios Coaches não sabem explicar o que é Coaching. Ou, ao explicarem de fato o Coaching para pessoas que nunca tiveram contato com o universo do Desenvolvimento Pessoal, eles acabam tornando estes curiosos muito mais encantados pela profissão do que pelos resultados que o Coaching pode trazer.

Como Coach, é muito mais importante levar a mensagem do Coaching adiante gerando impacto sobre as metas, sonhos e os objetivos do indivíduo. Parte dos Coaches acabam desenvolvendo a chamada Síndrome de Devoção ao Coaching, tornando-se pessoas tão entusiasmadas com o processo, que acabam tomando-o como a grande solução de todos os problemas.

O Coaching por si só é um método construído sob diversas disciplinas. Ele une exercícios de Consultoria, Terapia, Psicologia, Estratégias Neurocientíficas –  o que torna o Coaching tão amplo e poderoso que pode ser um desafio exercer controle sobre ele. É uma metodologia de Desenvolvimento Humano que poucos compreendem, mas que gera resultados que qualquer um pode enxergar.

As pessoas acordam todos os dias desejando resultados específicos e não sabem como alcançá-los. O Coaching existe para mudar vidas, mas é completamente errado um Coach explicá-lo tecnicamente para chegar à mudança. Porque as pessoas não o conhecem e não sabem como começar a conhecê-lo.

Porque você não deve se chamar Coach de Vida

Você já ouviu falar em Mentor ou Consultor de Vida? Fique atento. Pois, assim como Mentores e Consultores não se utilizam de termos generalizados, um Coach jamais deve abrir mão de termos específicos.

Se um Coach explica o que é Coaching a alguém que nunca ouviu falar do assunto, desenvolve na pessoa muito mais o instinto de ser Coach do que viver o Processo. Quanto mais você se esforça para explicar o Coaching para as pessoas, mais as pessoas recorrem à escolas de Formação em Coaching.

Outro erro muito comum que os Coaches cometem é definir sua profissão em frases como “Eu ajudo as pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos.” Pois ninguém simplesmente percebe que está sem meta ou sem sonhos. A ideia que se tem da sociedade de que todo mundo tem um sonho não é real. A maioria das pessoas encontram-se perdidas dentro de suas vidas porque trabalham com coisas que não se identificam, vivem relacionamentos que não as fazem felizes e gastam seu tempo sob a sensação permanente de frustração. Tudo porque vivem a falta do autoconhecimento e de fatores que auxiliam em seu comprometimento consigo mesmo.

Busque ser – não apenas específico – mas sugira às pessoas o que elas precisam. Se elas precisam mudar de carreira, melhorar seus relacionamentos ou emagrecer e ter mais saúde, nem sempre elas terão consciência disso. Então conceda ideias de melhorias do jeito mais específico que puder.

Um Plano de Coaching

Muitos Coaches, na tentativa de desenhar o Coaching e deixá-lo mais simples na mente das pessoas, acabam criando uma equação que embora pareça muito simples, em sua finalidade não é.

“Levar a pessoa do ponto A para o ponto B” mostra algo pequeno e limitado, diante do poder de transformação que o Coaching pode causar. Pois o Coaching é um plano de desenvolvimento que levará a pessoa a um estado desejado, otimizando os conhecimentos, habilidades e atitudes que ela possui. Prepará-la para chegar lá é tornar a pessoa que ela precisa ser para fazer acontecer tudo o que ela deseja ter. Pois a transformação do Coaching é sustentável. Ao contratar um Processo de Coaching, não se deve comprar uma meta ou uma realização específica. Ela adquire uma jornada.

Mas fica a pergunta: O que é coaching mesmo?

Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, sendo considerado altamente eficaz por todos aqueles que já se beneficiaram com suas práticas. Sua metodologia é testada e aprovada por diversas instituições internacionais que comprovam e evidenciam o sucesso e os benefícios gerados por sua prática.
A carreira de coaching, neste sentido, é considerada uma das mais promissoras no Brasil e no mundo. Isto porque a demanda por profissionais que auxiliem no desenvolvimento de competências e habilidades de pessoas e empresas vem aumentando bastante a cada ano.

O coach atua de forma a encorajar e motivar seu cliente, o chamado coachee, fazendo-o refletir a respeito de diversos aspectos de sua vida, sempre transmitindo capacidades e técnicas comportamentais, psicológicas e emocionais, fazendo com que aprimore suas aptidões tanto pessoais quanto profissionais e visando o alcance de objetivos previamente estabelecidos.

É excelente para você que pretende evoluir sempre como pessoa, como profissional ou que possui algum tipo de dificuldade que necessite de auxílio externo, sendo fundamental para o seu desenvolvimento de uma forma em geral.

Coaching: definição e carreira

Coaching é, basicamente, um processo de evolução e desenvolvimento pessoal e profissional constante. Todos os coachees, ou clientes do referido processo, consideram o coaching extremamente eficiente, comprovados os excelentes resultados praticados em todos os seus campos de atuação, sempre o fazendo de forma prática, rápida, dinâmica e extremamente eficaz.

Empresas e profissionais dos mais variados segmentos de atuação, como administradores, vendedores, psicólogos e professores, são perfeitos para o coaching, assim como pessoas de diversas crenças e nacionalidades que possuem algum tipo de dificuldade ou pretendem aprimorar seus desempenhos.

Tendo em vista estes resultados, a carreira de coaching é uma das que mais cresce em todo o mundo, e no Brasil não é diferente: a média de crescimento é de 300% ao ano e a tendência é que este número cresça ainda mais em um curto espaço de tempo.

Neste sentido, a demanda por coaches, profissionais da área de coaching, cresce exponencialmente. São vários os tipos de coaching, entre eles o coaching de vida, coaching de negócios, coaching corporativo, coaching de família e vários outros nichos de atuação.

Frases de personalidades famosas utilizadas no coaching

Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes. (Albert Einstein)

Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião porque não me envergonho de raciocinar e aprender. (Alexandre Herculano)

A mudança é a lei da vida e aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro. (John Kennedy)

O segredo do sucesso é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar, e depois começar pela primeira. (Mark Twain)

COMO O COACHING FUNCIONA?

Esse vídeo mostra como o coaching funciona. O coach motiva o seu coachee a conquistar seus objetivos e desenvolver suas habilidades. Conseguindo mostrá-lo que isso depende apenas dele para ser concretizado. O coaching funciona de forma simples, rápida e direta. Conquiste suas metas, aumente sua qualidade de vida, conquiste a satisfação plena e confira os resultados.

Descubra os maiores benefícios e resultados do Coaching

O maior benefício do coaching é o aumento de resultados positivos nas diversas áreas da vida do coachee (cliente). O aperfeiçoamento gerado pelo processo de coaching eleva o nível de resultados, gerando mais realização, satisfação pessoal e profissional, equilíbrio interno e aumento da qualidade de vida.

Se todos os benefícios e vantagens do coaching pudessem ser resumidos em apenas uma palavra, seria “resultado”. Os vários frutos do processo podem ser divididos em tópicos:

FELICIDADE & PROSPERIDADE

  • Aumento do nível de conquistas, desempenho, felicidade e plenitude;
  • Aumento de realização e satisfação pessoal e profissional;
  • Melhoria nos resultados financeiros e prosperidade;

QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE E DIMINUIÇÃO DO ESTRESSE

  • Aumento do equilíbrio e harmonia interior;
  • Melhoria na qualidade de vida;
  • Desenvolvimento do uso qualitativo do tempo;
  • Equilíbrio entre as áreas pessoal, profissional e de
    relacionamentos;
  • Aumento de congruências interna e externa;
  • Diminuição do estresse e preocupações desnecessárias;
  • Aumento de disposição, energia e saúde;

RELACIONAMENTOS E COMUNICAÇÃO

  • Melhoria nos relacionamentos e na comunicação interpessoal;
  • Melhor compreensão e aceitação das outras pessoas;
  • Aumento da capacidade de solucionar conflitos, dúvidas e problemas;

AUTOCONHECIMENTO E EMOÇÕES

  • Aumento da autopercepção e autoconhecimento;
  • Melhoria da autoestima e autoconfiança;
  • Aumento de responsabilidade pelas mudanças e autoliderança;
  • Melhoria no controle das emoções;

PLANEJAMENTO E HABILIDADES

  • Melhoria no objetivo, planejamento e administração do tempo;
  • Alinhamento de missão, valores e crenças pessoais;
  • Aumento da percepção, criatividade e intuição;
  • Aperfeiçoamento no processo de aprendizado e melhoria contínua;
  • Aumento da flexibilidade e adaptabilidade a mudanças.

Afinal, em que o coaching pode me ajudar?

Uma das maiores dificuldades do ser humano é mudar suas ações e maneiras de pensar para alcançar suas metas e sonhos. Todos nós, em maior ou menor grau, temos resistências a mudanças de comportamento, pois mudanças são incômodas e nos tiram de uma zona de conforto e segurança. Muitas mudanças se fazem necessárias em nossa vida para alcançarmos o que desejamos, então precisamos mudar primeiro nossa maneira de pensar, para então mudarmos nosso comportamento. Se não fizermos a mudança com segurança, comprometeremos todo sucesso e metas. Com o treinamento correto e bem aplicado de coaching, você terá ferramentas adequadas para uma mudança que levará ao sucesso. Então o coaching pode ajudá-lo exatamente a mudar aspectos, ações e comportamentos em sua vida que não lhe satisfazem mais, ou não se encaixam em sua jornada para o sucesso, pois as mesmas ações levam aos mesmos resultados. O coaching irá auxiliar em uma mudança segura para que você alcance os resultados almejados.